domingo, 25 de outubro de 2015

Posições no Leito ou para Exames

Existem várias formas de se posicionar o paciente no leito, cada qual com sua finalidade e justificativa. Lembrando que o paciente precisa fazer mudanças de posicionamento a cada duas horas para evitar formação de úlceras por pressão (UPP), mas há casos em que não há possibilidade. Para estas excessões, caberá ao enfermeiro decidir caso a caso o que melhor pode ser feito, a fim de maximizar o conforto e alívio.
Vejamos algumas posições e sua finalidade.

Litotomia ou Posição Litotômica

Esta é uma posição muito usada na ginecologia, pois neste posicionamento facilita a visualização dos órgãos reprodutores femininos com facilidade, pode ser usada para coleta de esfregaços para o popular preventivo. Alguns obstetras usam esta posição para o parto, embora eu creio que seja bastante desconfortável para a mulher. Alguns autores chamam esta posição de ginecológica.

Posição Ereta

Posição utilizada para aferir peso, altura, para examinar curvaturas de coluna, membros inferiores entre outros.

Posição Genupeitoral


Nesta posição podem ser realizados exames de reto, cólon, sigmoidoscopia entre outros.

Posição de Trendelemburg Invertida




Trendelemburg invertida é usada para tratar embolismo aéreo venoso, melhorar a circulação da região cerebral, atingir um nível efetivo de anestesia epidural ou espinhal, prevenir broncoaspiração de vômitos e ingurgitar vasos do cérvix para colocação de cateteres venosos centrais. A posição é também usada para cirurgias de cabeça, pescoço e procedimentos ginecológicos, pois reduz o fluxo sanguíneo nestas áreas. Ela também facilita a respiração em pacientes com sobrepeso e obesos. Colocar um paciente com sobrepeso nessa posição alivia a pressão na cabeça devido ao peso excessivo do abdome em cirurgias oftalmológicas.

Trendelemburg


É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal. Posição utilizada para cirurgias de órgãos pélvicos, estados de choque, tromboflebites e laparotomia de abdome inferior.


Posição Ginecológica


Muito parecida com a posição litotômica, tanto que alguns autores referem-na como litotômica, diferenciando apenas pela curvatura dos joelhos, pois na litotômica ficam dobrados a 90º. Sua finalidade é para realizar um exame vaginal ou vulvo vaginal, sondagem vesical de demora ou alivio, tricotomia, parto normal, entre outras.

Posição de Sims



Usada para realizar exames retais, lavagem intestinal, exames vaginais e aplicação de supositórios.


Posição de Fowler


 Utilizada em pacientes que tenham dificuldades respiratórias, no momento da alimentação, em pós-operatório nasal, descanso e tireoidectomia.


 Posição Semi-Fowler




Usada em pacientes que tenham dificuldades respiratórias, fazem uso de alimentação por sonda, apresentam risco de broncoaspiração, entre outros.


Decúbito Dorsal

Usado para exames frontais do abdomem, cabeça e membros. É a posição de repouso mais conhecido e é nesta posição que em casos de desmaio é preferível.

Decúbito Prono ou Ventral

Usado para exames da coluna vertebral e região cervical.

Decúbito Lateral



Usado para exames da coluna, dorso. Posição indicada para casos de convulsão com risco de broncoaspiração.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

14 comentários:

Translate

Arquivo do Blog

Seguidores

Total de views